PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 40674 > CERIMÔNIA MILITAR COMANDO DE OPERAçõES AEROESPACIAIS TEM NOVO COMANDANTE

CERIMÔNIA MILITAR

Comando de Operações Aeroespaciais tem novo Comandante

Publicado: 2023-04-20 20:56:14
A ocasião marcou a despedida operacional do Tenente-Brigadeiro Heraldo, que encerrou sua carreira após 43 anos de serviço ativo na Força Aérea Brasileira

 Em solenidade realizada nessa terça-feira (18/04), na Base Aérea de Brasília (BABR), o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues passou o cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais para o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. A ocasião marcou a despedida operacional do Tenente-Brigadeiro Heraldo, que encerrou sua carreira após 43 anos de serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB). 

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença dos ex-Comandantes da Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; do Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de Ministros do STM; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB; dentre outros convidados civis e militares. 

 Ao despedir-se do cargo e do serviço ativo na Força Aérea, o Tenente-Brigadeiro Heraldo falou sobre sua trajetória na FAB. "Encerro minha carreira na Força Aérea após mais de 43 anos de serviço, retornando para a área do emprego operacional como líder do COMAE, o braço armado do Comando da Aeronáutica, responsável pelo poder aéreo e defesa da soberania dos céus do Brasil. Destaco, ainda, a importância da sabedoria dos Comandantes e da disposição dos homens e mulheres que servem na Instituição", destacou.

O Oficial-General finalizou agradecendo ao efetivo da Organização Militar. "Agradeço aos integrantes do COMAE pela postura comprometida e consciente na busca pelo aprimoramento do poderio de combate da Força Aérea, e parabenizo o Tenente-Brigadeiro Potiguara e sua equipe, desejando sucesso em suas ações em benefício da Força Aérea e do Brasil. Por fim, agradeço a todos com quem tive a oportunidade de servir, de oficiais a civis, e destaco o aprendizado que tive com cada um", finalizou.

O Tenente-Brigadeiro Potiguara falou sobre a importância em comandar o COMAE. "Para um profissional quase em término de carreira, o COMAE é tudo que desejamos na atividade operacional. Somos forjados para dar continuidade àquilo que a Força Aérea quer. A nossa Força Aérea planeja e deseja concluir. O objetivo é sempre melhorar, na visão de que quem chega tem que fazer melhor do que quem sai. Neste caso, vai ser difícil, diante do excelente trabalho do Tenente-Brigadeiro Heraldo, mas essa é a minha e intenção", declarou.

Durante a cerimônia, uma aeronave KC-390 e dois F-5M sobrevoaram a Base Aérea de Brasília, em homenagem à passagem do Tenente-Brigadeiro Heraldo para a reserva.

Homenagens 

Em gesto de reconhecimento e respeito ao Tenente-Brigadeiro Heraldo, o Cadete Gabriell Christian Pereira Alves entregou o Espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial da sua carreira. 

A insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar foi arriada e oferecida ao homenageado pelo Capitão Aviador Luiz Henrique Lima da Silva, Oficial que, como Ajudante de Ordens, o acompanhou no último ano da carreira. 

O Comandante da Aeronáutica destacou a trajetória do Oficial-General e fez uma reflexão para o homenageado, lembrando, também, do aniversário de 61 anos do Tenente-Brigadeiro Heraldo, comemorado no mesmo dia da cerimônia. "Do alto dos seus 43 anos de dedicação exclusiva à nossa Força Aérea e ao País, encerra sua brilhante participação no serviço ativo. Suas conquistas, sua dedicação, seu comprometimento e seu amor à Pátria serão tidos não apenas como exemplos, mas como inspirações para as próximas gerações”, concluiu. 

Ainda em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou ao novo Comandante do COMAE. “A partir de hoje, você estará à frente do Comando de Operações Aeroespaciais, incumbido da nobre missão de empregar o poder aeroespacial brasileiro, com vistas a garantir a soberania do espaço aéreo e a integração do Território Nacional. Os desafios dessa missão serão diversos. Tenho a convicção de que suas virtudes, aliado ao devotado labor dos profissionais, trarão o mais pleno sucesso no seu cumprimento”, finalizou. 

Ao final da cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Heraldo recebeu uma singela homenagem da Banda de Música da Força Aérea Brasileira, em comemoração ao seu aniversário. 

Novo Comandante

O Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara é natural de Cáceres (MT). Ingressou na Força Aérea em 06/03/1978 e foi promovido ao atual posto em 25/11/2020. Dentre os principais cargos exercidos, destacam-se os de Comandante da Primeira Força Aérea, Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Vice-Diretor e Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O novo comandante possui mais de 4.000 horas de voo, sendo 1800 na aviação de Caça.

COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais foi ativado com a missão de empregar o poder aeroespacial, garantir a soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional. O COMAE, que neste ano completou 43 anos de atuação, é responsável por coordenar, planejar, executar e controlar as operações aeroespaciais.

Confira aqui o vídeo da cerimônia. 

Fotos: Sargento Müller / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER